quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Curiosidades - Tanques de combustíveis

Qual a capacidade do tanque de combustível dos aviões Boeing 737 utilizados pela Gol?
Por comandante Fernando Rockert de Magalhães (vice-presidente técnico da GOL).
"O sistema de combustível dos grandes jatos é um verdadeiro espetáculo da engenharia. Em cada modelo de aeronave, diferentes combinações de tanques, tubulações e bombas armazenam e e transportam o combustível até os motores. Nos casos dos nossos Boeing 737 NG, são três tanques de combustíveis, um em cada asa (capacidade de 4.876 litros cada)  e outro central, na barriga do avião (capacidade de 16.273 litros). Portanto, a capacidade volumétrica total é de impressionantes 26.025 litros! Como o querosene de aviação - combustível utilizado - é menos denso do que a água, o peso desse combustível é de 20.896 quilos. Com os tanques cheios, a autonomia pode chegar a nove horas. Contudo, na maioria dos voos, não é necessário enchê-los completamente. Em voos mais curtos, somente os tanques das asas são abastecidos. Quando há necessidade de mais autonomia, o tanque central também é utilizado. Cada tanque conta com duas poderosas bombas para levar o combustível até os dois motores do 737".

FONTE: Revista Gol nº 94, janeiro/2010.

 Para aproveitar, olha ai um 737-800 com Winglets (Depois vou tá explicando o que é) 

3 comentários:

  1. Winglets ultilizado na aviação para reduzir o arrasto induzido na ponta das asas devido ao diferença de pressão, ou seja na parte superior da asa a pressão é menor e a infeiror o mesmo é maior, essa diferença cria a sustentação.
    A corrente de ar da parte inferior tende a fluir para a parte superior (chamado corrente de envergadura) pela ponta da asa gerando um turbilhonamento nessa extremidade com isto provocando uma resistência ao avanço do avião e diminuindo a sustentação. Para corrigir este problema a colocação de pequenas chapas em pé na ponta da asa para dificultar a corrente de envergadura ou colocação de Winglets, localizados nas pontas das asas, principalmente em aviões mais modernos, para impedir a passagem desta corrente. Existem aeronaves com tanque na ponta das asas que tem a finalidade também de reduzir o arrasto induzido. A redução do arrasto induzido melhora a eficiência da aeronave, significando aumento da velocidade e economia de combustível.

    ResponderExcluir
  2. uma dica ler sobre o >>princípio de Bernoulli<<
    ver tbm formato do aerofólio assimétrico e simétrico.
    Bons estudos ^^

    AVIAÇÃO NO SANGUE !

    ResponderExcluir
  3. Poxa! Valeu ai levy! heheheh ja explicou! =DD e bem explicado por sinal. Po vei, joga na IVAO?

    ResponderExcluir