terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tutoriais

Pessoal segue abaixo nosso primeiro tutorial <básico>. Vamos começar tratando dos complicadíssimos códigos METAR.
Primeiramente, o que são e para que servem?
São códigos que envolvem letras e numeros e que visam informar sobre as condicoes climáticas do dito aerodromo num DETERMINADO momento, i.e., o código METAR ele é atualizado de hora em hora, diferente do TAF que mostra um intervalo para aquelas condições. Bom, mas vamos ao que interessa.

Abaixo, temos um METAR do aeroporto de Guarulhos, como exemplo para nosso conhecimento:

SBSP 192200Z 03002KT CAVOK 22/14 Q1022

Mas o que isso quer dizer?

SBSP - Aeroporto de Congonhas
192200Z - Informação do dia 19 as 22hrs ZULU
03002KT - Vento na direção de 030º MAG com 03 nós de intensidade
CAVOK - Céu limpo, sem nuvens
22/14 - Temperatura 22ºC / Ponto de Orvalho 14ºC
Q1022 - Altimetria 1022 hPa

Ficou fácil? Além disso, há várias outras siglas que indicam várias condições meteorológicas ao piloto. É importante sabe-las para que se tenha uma informação correta sobre o tempo no aeroporto.

DZ - Chuvisco
RA - Chuva
SN - Neve
SG - Flocos / Grãos de Neve
DU - Poeira
As - Areia
FU - Fumaça
FG - Nevoeiro
SQ - Tempestade
SS - Tempestade de areia
GR - Granizo acima de 5mm
GS - Granizo leve
IC - Cristais de Gelo
PE - Grãos de Gelo
HZ - Névoa Seca
BR - Névoa Úmida
VA - Cinzas Vulcânicas
FC - Tornado ou Tromba d’agua
PO - Tempestade em Espirais
DS - Tempestade de Poeira

Além destas siglas, é importante ter conhecimento sobre a disposição de nuvens no aeródromo, tais como:

SCT - Esparsas (1 - 4/8)
BKN - Nublado
OVC - Encoberto
Quanto às nuvens significativas, observaremos dois tipos no METAR:
TCU - Cumulus Congestus
CB - Cumulus Nimbus
Observe no METAR abaixo como elas aparecem:
SBFL 200200Z 03015G25KT 8000 -RA SCT006 BKN008 BKN025 19/18 Q1017
Em Florianópolis, temos tempo nublado entre 800 pés e 250 pés. BKN008 e BKN025 respectivamente.

Fonte: departamento de treinamento da TAMv.com.br <exclusivo>

Um comentário:

  1. CAVOK - Sigla para Ceiling and Visibility OK que implica:
    visibilidade for de 10000 m ou mais;
    nenhuma nebulosidade abaixo de 1500m (5000 pés) e sem Cumulonimbus;
    nenhum fenómeno de tempo significativo (Chuva, Trovoadas, Neblina,...)

    É ISSO AEW AVIAÇÃO NO SANGUE!

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